sábado, 9 de outubro de 2010

Meu Filme Favorito

O filme "O Gladiador"meu peferido da minha vida! do diretor Ridley Scot, trata de uma história violenta, cruel e, ao mesmo tempo, mostra a nobreza de um homem de honra, honesto e leal ao seu Imperador Marco Aurélio e aos seus ideais.
Marco Aurélio abandonou esposa e filhos para dedicar-se às conquistas de territórios, expandir seu império, ganhou muitas guerras e se tornou grande. Depois de 25 anos, começa a se perguntar se o que fizera tinha sentido, se depois que morresse o chamariam de filósofo, guerreiro, tirano ou imperador. Será que já não é tarde demais para questionar o motivo da guerra, depois de tanto sangue derramado, será isso em vão? César pergunta a Máximo, seu leal general, porque ele está lutando, ele responde: É pela glória do Império e pelo Imperador que meus soldados lutam e morrem".
No final da última batalha, César convocou seu filho Cômodo e da filha Lucila para que fossem no campo de batalha onde se encontravam. Antes de conversar com o filho, Marco Aurélio pede a Máximo que governe Roma e não Cômodo, pois seu filho ainda não estava pronto para assumir o poder e, além disso, o general possuía os quatro princípios de um bom imperador: as virtudes da sabedoria, justiça, temperança e firmeza.
Cômodo, tomado pelo desejo de vingança, estrangulou até a morte o pai e também quer a morte de Máximo,;esse, conseguiu escapar do seu destino cruel e agora marcha com desespero para casa. Porém, chegou tarde demais, pois sua esposa e seu filho foram crucificados vivos e depois queimados. Dias depois, Máximo fora encontrado por alguns estrangeiros que passavam por suas terras.
Cômodo tomou posse, e agora trata o povo a pão e circo e nada mais. Ente os gladiadores está Máximo, somente como gladiador ele conseguiria entra em Roma. Ainda recordava do juramento a César, de ser o guardião de Roma e defendê-la, se fosse preciso com a própria vida. Aos poucos Máximo se tornou o gladiador mais querido pelo povo, de tal forma que Cômodo quis conhecê-lo, para seu desespero Máximo estava vivo, bem na sua frente. Cômodo tenta matá-lo de várias maneiras, mas em vão. E para dar fim à sua loucura, desafia Máximo na arena; mesmo ferido, o general vence e como o último pedido exige a liberdade de todos os prisioneiros e pede que Graco assuma o poder de Roma e, em silêncio o bravo general entrega sua vida.
Pouco antes de morrer, Máximo disse a um amigo que um homem só agüenta o que é de sua própria natureza. Aqui se revela a sua integridade, seu respeito pelo outro, ele não exige de ninguém, nada além de suas próprias forças, reconhece o limite humano, um homem justo que é capaz de dar a própria vida por uma causa. Para ele o amor de sua família era insubstituível, ele rezava todos os dias por eles e desejava ardentemente vê-los novamente. Honrou os ideais de seu Imperador Marco Aurélio, seu amigo, seu pai. "Máximo foi o general que se tornou escravo; o escravo que se tornou gladiador; e o gladiador que desafiou um império... "

3 comentários:

  1. Minha fala preferida do filme:

    ‘O general que se tornou escravo. O escravo que se tornou gladiador. O gladiador que desafiou um império.‘

    ResponderExcluir
  2. Pronto, já estou seguindo.
    Espero poder compartilhar ideias novas.
    Bjs

    ResponderExcluir